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Sapato certo evita dor no joelho

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O que você calça influencia diretamente na saúde dos seus joelhos. Isso porque o pé é à base de sustentação do corpo, ele tem a função de suporte do peso do corpo, de amortecer os choques e dar ritmo para a marcha. É a partir dele também que a carga é distribuída para os tornozelos, os joelhos, os quadris e a coluna.

Se o paciente tiver artrite ou artrose nos joelhos, o desconforto devido ao calçado será ainda maior.

Já é sabido que o uso de salto alto só traz prejuízos para a saúde. Além de causar dores nos dedos, na sola e no calcanhar, ele pode encurtar o tendão de Aquiles e causar dores crônicas na coluna.

Mas em contrapartida as sapatilhas e rasteiras também não ajudam muito. Por terem pouco acolchoado há sobrecarga das articulações dos joelhos e da lombar, levando até a hérnia de disco.

O ideal seria usar tênis ou andar descalço, mas sabemos que isso é impossível, então a dica é apostar em calçados com a sola baixa e flexível, para reduzir a pressão articular. Os sapatos com até três centímetros seriam os ideais.

Para garantir que o tipo de calçado vai te ajudar a amenizar as dores, um estudo do laboratório de biomecânica da USP relatou que o nível de dor no joelho é menor quando usamos sapatos flexíveis. E segundo a pesquisa, após seis meses do calçado adequado 66% dos entrevistados relataram menos dor e 62% mais funcionalidade.

Fonte – Ortopedista Dr. João Polydoro especialista em lesão do ombro

 


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